O Crochê continua conquistandoo coração de quem ama projetos criativos e seus variados estilos, permitindo que suas texturas e cores influenciem as tendências. Se antes ele era associado apenas a peças tradicionais, hoje o crochê se destaca pela modernidade de seus designs inovadores, pelas cores vibrantes e por aplicações sem restrições. O universo DIY (Do It Yourself) tomou uma dimensão sem fronteiras ao encontrar no crochê uma forma perfeita de expressar estilo, praticidade e personalidade — seja na decoração, na moda, nos acessórios, na vida.
Fazer suas próprias peças de crochê é um verdadeiro desafio e mergulhar nesse universo interdimensional da imaginação desperta a criatividade de uma forma que já não permite mais volta. Ideias simples que podem criar itens incríveis, cheios de charme, personalidade e irreverência.
O crochê atual brota em almofadas com design minimalista, de cores fantásticas,, tapetes coloridos e únicos, mantas geométricas, quadros decorativos e uma natureza artificial cada vez mais presente na decoração. O crochê pode se adequar ao estilo de cada um e de cada ambiente, seja rústico, contemporâneo, boho ou retrô, tornando tudo pessoal e único.
Enquanto o estilo shabby chic imprime nos cômodos uma atmosfera luxuosa e doce, conquistada com o uso de cores claras e neutras, que podem ser pontuadas por tons pastel de verde, azul, rosa, laranja e amarelo, bem como mesclar branco, creme, bege e nude, o crochê pode levar a um aprofundamento dessa ideia e tornar tudo mais fácil. É uma tendência de decoração que marca ainda o estilo shabby chic vintage com suas estampas graciosas de flores, tais como rosas, hortênsias, corações, pássaros, anjos, xadrez, poás, listras...
As mobílias, geralmente de madeira ou ferro, com efeito “gasto", os revestimentos de paredes, o chão, o teto, cores que se aplicam com um sopro encantador e nostálgico. A ideia do shabby chic, ou shabby chic vintage é produzir ambientes de estilo, agregar um ar encantadoramente bucólico e, ao mesmo tempo, contemporâneo, seja nos acessórios decorativos ou móveis.
No design, na moda, na estética de casas e apartamentos, o vintage se qualifica e se aperfeiçoa, principalmente, pelo uso de itens antigos no mobiliário e decoração em estilo shabby chic vintage. Tal qual no estilo shabby chic, a mistura do antigo com toques modernos também é uma referência vintage.
Ambientes aconchegantes, que podem ser valorizados com peças únicas de crochê, transmitindo certo clima de tradição, são os que melhor representam o estilo vintage em uso atualmente. O uso de móveis, objetos decorativos e revestimentos provençais, barrocos e até vitorianos, em aplicações pontuais e discretas, sutis para não parecer ultrapassado e decadente. Para as cores, tons pastel e estampas florais que eternamente marcam o estilo vintage.
É ligeiramente fácil mesclar os dois estilos, shabby chic e vintage, pois ambos os padrões decorativos se parecem e complementam mas, para criar um décor neste gênero, prefira pinturas foscas, com acabamento em pátina para móveis e acessórios, sejam de madeira ou de metal, ferro e gesso.
Qualquer ambiente, como quartos de casal, salas de estar e jantar, cozinhas, closets, jardins e até banheiros podem ser decorados no estilo shabby chic vintage, com elementos de cor neutra, muito branco e que podem ter como base tecidos e pinturas floridos, de renda ou crochê, muito, muito, muito crochê!☺️
Nenhum comentário:
Postar um comentário